Lesões mais frequentes
Lesões do ombro no esporte
O ombro é uma articulação extremamente exigida durante a prática de alguns esportes. As lesões podem surgir do esforço repetitivo na articulação ou de traumas ocorridos na região.
Esportes como tênis, vôlei, handebol e natação são uns dos que mais trazem dores durante sua prática, pois exigem o movimento de arremesso (acima da cabeça). O arremesso é um gesto complexo que exige muita força e grande amplitude de movimento do ombro. Quando repetido por várias vezes, pode causar lesões dolorosas e às vezes incapacitantes para a prática desportiva.
As lesões mais comuns nesses casos são lesões dos tendões (SLAP, tendinites, rupturas) e da cartilagem articular.
Esportes onde há o contato entre jogadores podem causar as lesões traumáticas no ombro. No futebol, handebol, rugby, dentre outros, a incidência de luxações e fraturas são maiores, pois o ombro está exposto a pancadas ou a quedas.
Lesões do ombro no trabalho
As lesões do ombro estão dentre as causas mais comuns de doenças relacionadas ao trabalho (LER – Lesão por Esforço Repetitivo / DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho).
O esforço repetitivo, especialmente quando realizado com os braços acima da linha dos ombros, pode levar à tendinites, bursites e até lesões do manguito rotador (rupturas parciais ou totais dos tendões).
A dor é o sintoma mais comum. Pode surgir durante o trabalho, mas é muito comum aparecer após a jornada de trabalho, geralmente ao deitar para dormir. Essa dor é geralmente intensa e chega, em alguns casos, a afetar a qualidade de vida do trabalhador.
Longas jornadas de trabalho que exigem dos membros superiores grandes esforços, movimentos repetitivos (linhas de produção / montagem, por exemplo), posições desfavoráveis e pesos excessivos nos braços são os principais causadores de lesões no ombro.
Os tratamentos e sintomas podem variar de paciente para paciente. As informações aqui contidas são informativas e um parecer só pode ser dado após consulta clínica individualizada e com base em parâmetros da ética médica e profissional